Os divórcios no Brasil cresceram consideravelmente em junho, após ser permitido o processo online.

De acordo com levantamento, cerca de 5.306 brasileiros se divorciaram em junho, mais do que o mesmo período do ano passado. Esta nova modalidade está disponível desde o final de maio para separações consensuais e que não envolvam filhos menores de idade.

No mês de maio, divórcios consensuais registrados em cartórios cresceram aproximadamente 55% e, no mês passado, atingiram um pico. Segundo o levantamento, entre maio e junho, houve aumento no número de divórcios em 24 unidades da federação. As maiores altas ocorreram nos seguintes estados:

  • Amazonas: 133,3%
  • Piauí: 122,2%
  • Pernambuco: 80%
  • Maranhão: 79,5%
  • Acre: 71,4%
  • Rio de Janeiro: 55,6%
  • Bahia e Roraima: 50%

O total registrado no mês passado também é 1,9% maior que o do mesmo período de 2019, antes do início da pandemia.

De acordo com a presidente do Colégio Notarial do Brasil, Giselle Oliveira de Barros, a possibilidade de fazer o processo online é a principal responsável por esse crescimento.

O procedimento se dá pela internet, o casal nem precisa se encontrar pessoalmente. O processo pode ser feito em ambientes diferentes e até por meio do celular. Os interessados devem procurar um cartório e solicitar um certificado eletrônico.

Em seguida, é realizada uma videoconferência entre as duas partes e o tabelião, para a confirmação do desejo. A assinatura do documento também pode ser feita de forma eletrônica.

A modalidade, no entanto, não está disponível para divórcios litigiosos – em que não há consenso entre o casal – e nos casos em que há filhos menores de idade. Nessas situações, o processo precisa correr na Justiça.

Fonte: G1 DF

https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2020/07/23/divorcios-crescem-no-brasil-em-junho-apos-permissao-para-processo-online.ghtml